
A estiagem que atinge o interior do Piauí desde setembro levou o Governo Federal a reconhecer a situação de emergência em cinco municípios do estado. O decreto foi confirmado nesta segunda-feira (10) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, e abrange as cidades de Bocaina, Jerumenha, Santa Cruz dos Milagres, Juazeiro do Piauí e Riacho Frio.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras dessas localidades estão autorizadas a solicitar apoio da União para ações de socorro às famílias afetadas, fornecimento de água potável, recuperação de poços e restabelecimento de serviços essenciais. A medida também deve agilizar o acesso a recursos emergenciais para reduzir os impactos da seca, que já comprometem a produção agrícola e a pecuária de subsistência.
De acordo com informações do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o quadro de estiagem vem se agravando desde o fim do período chuvoso, com redução significativa dos níveis de rios e reservatórios. O fenômeno foi classificado como seca severa, resultado da falta prolongada de chuvas e da perda de umidade no solo, o que tem afetado diretamente o abastecimento nas comunidades rurais.
O decreto publicado no Diário Oficial da União também inclui municípios de outros estados que enfrentam estiagem, vendavais e enxurradas, entre eles Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Sergipe e Amazonas.
No Piauí, a Defesa Civil Estadual deve encaminhar planos de trabalho para ter acesso aos recursos federais e colocar em prática as ações emergenciais nas áreas mais atingidas. A expectativa é que as medidas ajudem a reduzir os efeitos da seca e garantam o abastecimento das famílias que sofrem com a escassez de água.






