PUBLICIDADE

Exercício físico é aliado na prevenção do câncer de próstata e fortalece a saúde dos homens

A prática regular de atividades, segundo especialistas, contribui não apenas para a prevenção do câncer, mas também para o controle de doenças crônicas e para o bem-estar emocional.

Mais do que uma campanha de conscientização, o Novembro Azul é um convite à mudança de hábitos. Entre as principais ações preventivas contra o câncer de próstata, o exercício físico ocupa um lugar de destaque. A prática regular de atividades, segundo especialistas, contribui não apenas para a prevenção do câncer, mas também para o controle de doenças crônicas e para o bem-estar emocional.

De acordo com Aureliano Machado de Oliveira, professor da Afya Uninovafapi, o exercício atua em diversas frentes de proteção. “A prática regular do exercício físico em todo o ciclo da vida traz benefícios diretos na prevenção dos vários tipos de câncer, pois promove uma otimização da resposta imunológica e da sensibilidade à insulina — fatores preponderantes na gênese do câncer”, explica Aureliano, que é mestre em Engenharia Biomédica e pesquisador na área de câncer e exercício físico.

Além disso, ele destaca os chamados benefícios indiretos, como a adoção de um estilo de vida saudável, a melhoria do sono e a redução de comportamentos sedentários.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos pratiquem de 150 a 300 minutos semanais de atividade física moderada ou de 75 a 150 minutos de intensidade vigorosa, podendo haver uma combinação entre ambas.

“Com o auxílio de um profissional de educação física, essa dosimetria pode ser implementada de forma personalizada, considerando as atividades com as quais o indivíduo tem mais afinidade”, orienta o educador. Mas os efeitos positivos não se limitam ao corpo. A saúde mental também se beneficia significativamente.

“A prática de exercício físico orientado promove a redução do nível de estresse, reduz sintomas de ansiedade e regula o ciclo circadiano do sono, atenuando respostas fisiológicas deletérias”, afirma. “Manter-se ativo contribui para o controle da harmonia de todos os sistemas do organismo”, reforça.

Para quem deseja abandonar o sedentarismo, o primeiro passo é procurar orientação adequada. “Cada indivíduo possui uma relação diferente com a prática do exercício físico, por isso é importante uma consulta com o profissional que possa direcionar uma prática segura e eficaz”, recomenda.

Segundo ele, o ideal é iniciar com uma avaliação médica e, em seguida, incorporar gradualmente o movimento na rotina. “A palavra de ordem é mexa-se e experimente todos os benefícios da prática regular de exercício físico”, reforça Aureliano.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS