
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) emitiu um alerta urgente à população sobre uma nova modalidade de golpe que vem circulando nas redes sociais. Criminosos estão utilizando o nome do programa CNH Social para aplicar fraudes por meio de anúncios falsos na internet.
De acordo com o Detran, os golpistas publicam mensagens enganosas que orientam as pessoas a preencher formulários com dados pessoais e até a realizar pagamentos para garantir uma suposta vaga no programa. O órgão reforça que todas as etapas da CNH Social são gratuitas, e nenhuma taxa é cobrada em qualquer fase do processo.
A recomendação é que os interessados desconfiem de links, perfis e sites não oficiais, evitando compartilhar informações pessoais ou efetuar pagamentos. As inscrições verdadeiras são feitas somente nas escolas da rede estadual indicadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Em caso de dúvida, o Detran orienta que o contato seja feito exclusivamente pelos canais oficiais de atendimento.
O Programa CNH Social tem como objetivo oferecer a Carteira Nacional de Habilitação (categoria A) de forma gratuita para estudantes do ensino médio da rede pública e para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, estar inscrito no CadÚnico e frequentar o ensino médio ou EJA.
A meta do governo é beneficiar 10 mil estudantes em 2025, com previsão de alcançar 60 mil habilitações emitidas até 2030.






