Um homem foi preso após assediar sexualmente a presidente do México, Claudia Sheinbaum, enquanto ela estava a caminho de um evento no Centro Histórico da Cidade do México.
O momento foi registrado por testemunhas. O vídeo mostra quando o homem, identificado como Uriel Rivera, tenta beijar o pescoço de Sheinbaum, que cumprimentava apoiadores. Em seguida, ele abraça a presidente por trás e encosta as mãos nos seios dela.
Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (5), Sheinbaum afirmou que apresentou uma queixa-crime contra o agressor a anunciou que dará início a uma campanha contra esse tipo de crime e que começará uma revisão da legislação nos estados.
“Minha reflexão é que, se eu não apresentar um crime, em que condição ficarão as mulheres mexicanas?”, disse. “Se fizerem isso com a presidente, o que acontecerá com todas as jovens do nosso país?”
O crime foi registrado na tarde de terça-feira (4) e já havia sido condenado pela ministra das Mulheres do país, Citlali Hernández.
Em nota publicada no X, a ministra condenou o episódio e criticou a “visão sexista” de décadas que resulta na “normalização, por alguns homens, da invasão do nosso espaço pessoal e/ou dos nossos corpos”.
SBTNEWS







