PUBLICIDADE

Fonseca faz história e conquista o ATP 500 da Basileia

João Fonseca entra para a história como o primeiro brasileiro a vencer um torneio ATP 500 – (crédito: Fabrice Coffrini/AFP)

O tênis brasileiro vive um momento histórico neste domingo (26/10). João Fonseca, de apenas 19 anos, conquistou o título do ATP 500 da Basileia, na Suíça, ao derrotar o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 18 do mundo, por 2 a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.

Com um alto nível de tênis, em uma hora e 25 minutos de partida, o carioca de 19 anos aproveitou bem os saques e ainda conseguiu pressionar o adversário com a bola em quadra, apresentando uma grande variação de jogo, que mesclava curtinhas e pancadas de fundo de quadra.

Com a vitória, Fonseca se torna o primeiro brasileiro campeão de um torneio ATP 500 desde a adoção dessa nomenclatura, em 2009, e entra para a história como o quinto jogador mais jovem a levantar um troféu deste nível. Mesmo com três títulos de Grand Slams e dezenas de outros troféus, o brasileiro Gustavo Kuerten não chegou a disputar nenhum ATP 500. A criação da categoria ocorreu um ano após Guga ter anunciado sua aposentadoria das quadras. Os torneios ATP 500 só ficam atrás dos quatro Grands Slams e dos nove Masters 1000.

Campeão também do ATP 250 de Buenos Aires em fevereiro, João Fonseca confirma a ascensão meteórica na elite do tênis mundial. No início da temporada, ocupava apenas a 145ª posição no ranking mundial; agora, com o título em Basileia, o brasileiro entra no top 30 e consolida o nome entre os principais tenistas da nova geração.

Foi a segunda vez que Fonseca e Fokina se enfrentaram em torneios oficiais. No primeiro duelo, pelo Masters 1000 de Cincinnati, o espanhol abandonou por lesão.

correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS