PUBLICIDADE

Ponte Preta é campeã da Série C e conquista seu primeiro título nacional em 125 anos

Toró comemora seu gol, decisivo para o título da Ponte Preta Foto: Marcos Ribolli/PontePress

Chegou ao fim um longuíssimo jejum no futebol brasileiro. A Ponte Preta comemorou seu primeiro título nacional em 125 anos ao derrotar o Londrina na final da Série C e erguer neste sábado o troféu da terceira divisão.

No jogo de ida, disputado na semana passada no Paraná, houve empate sem gols. A vitória coroou a melhor campanha da Ponte Preta, que tinha sido o primeiro clube a garantir o acesso para a Série B em 2026. Depois foi seguida pelo próprio Londrina, além do Náutico e do São Bernardo.

A melhor campanha garantiu à Ponte a prerrogativa de decidir o título em casa. No Moisés Lucarelli, mais de 14 mil pontepretanos vibraram com a mais importante conquista da história da equipe campineira, marcada muitas vezes por doloridos “quases”. Passados anos de calvários, eles tiraram do fundo da garganta um grito que estava preso havia mais de cem anos.
A jornada vitorisa na terceira divisão incluiu a vice-liderança na primeira fase, a liderança de sua chave na segunda fase e duas vitórias sobre o Guarani – a última delas impediu a chance de acesso de seu maior rival.

Depois de um primeiro tempo equilibrado, a Ponte Preta marcou o seu primeiro gol aos três minutos, com Jonas Toró. Após um chute fraco e desviado num defensor o goleiro Luiz Daniel falhou ao tentar encaixar a bola. A torcida explodiu nas arquibancadas. Toró se tornou o artilheiro da Série C, com oito gols, junto com Iago Teles, do Londrina.

A final foi marcada por pancadaria em Campinas. O segundo gol, que definiu o triunfo, marcado por Élvis, de pênalti, foi sucedido por uma confusão entre atletas e membros da comissão técnica dos dois times. Jogo parado por quase dez minutos e dois expulsos. Depois que a partida foi retomada, nada importante ocorreu.
Uma longa espera de 125 anos e que foi comemorada dentro de campo com a premiação, comandada pelo presidente da CBF Samir Xaud. A festa seguiu na frente do estádio e depois pelas principais ruas de Campinas. Os torcedores invadiram o gramado para celebrar.

Na primeira fase a Ponte Preta teve a segunda melhor campanha, com 36 pontos, um a menos do que o Caxias. No quadrangular, somou 13 pontos e liderou o Grupo C. Volta à Série B em 2026, um ano após ser rebaixada à Série C pela primeira vez.

Estadão

Estadão

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS