PUBLICIDADE

Rei Charles e Papa Leão XIV realizam primeira oração conjunta em mais de 500 anos

Foto: Divulgação via REUTERS

Em um momento histórico, o rei Charles da Inglaterra e o papa Leão XIV se reuniram nesta quinta-feira, 23, na Capela Sistina, no Vaticano, para uma cerimônia conjunta de orações, a primeira desde que o rei Henrique 8º rompeu com Roma em 1534.

O encontro, que combina elementos da tradição anglicana e católica, contou com cantos em latim e orações em inglês, ecoando sob os afrescos de Michelangelo que retratam o Juízo Final. O rei Charles, governador supremo da Igreja da Inglaterra, posicionou-se à esquerda do papa, próximo ao altar, enquanto Leão XIV e o arcebispo anglicano Stephen Cottrell conduziam a cerimônia. O evento contou com a participação do Coro da Capela Sistina e de dois coros reais.

Embora Charles já tenha se encontrado com os três últimos papas, e João Paulo II e Bento XVI tenham visitado o Reino Unido, encontros anteriores nunca incluíram momentos de oração conjunta.

O monarca e a rainha Camilla estão em visita de Estado ao Vaticano, destacando o fortalecimento das relações entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana, cinco séculos após a separação marcada por conflitos históricos.

Este momento na Capela Sistina oferece uma espécie de reconciliação histórica, afirmou o reverendo anglicano James Hawkey, teólogo da Abadia de Westminster. Há apenas uma geração, algo assim seria impensável. Mostra quanto nossas igrejas avançaram após seis décadas de diálogo.

A separação formal entre as duas igrejas ocorreu em 1534, quando o papa Clemente 7º negou-se a anular o casamento de Henrique 8º com Catarina de Aragão. O desejo do rei de ter um herdeiro masculino foi o estopim imediato, mas outros fatores, como a apreensão de bens da igreja pela coroa inglesa e o crescimento das ideias protestantes na Inglaterra, também tiveram papel importante.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS