
A prefeita de Piripiri fez um apelo público à Águas do Piauí (Aegea), concessionária responsável pelo abastecimento de água no município, após uma série de reclamações de moradores sobre a falta d’água em diversos bairros nas últimas semanas.
De acordo com a gestora, a situação tem afetado famílias inteiras, que enfrentam dificuldades para ter acesso à água potável até mesmo durante o período dos festejos da cidade. Ela classificou o cenário como grave e cobrou transparência e diálogo da empresa com a população.
“Que vocês possam manter um diálogo direto com a população piripiriense, que façam uma coletiva de imprensa para explicar o que está acontecendo. Quais são os investimentos da Aegea? Quais os problemas que estão impedindo que a água chegue na torneira do cidadão?”, questionou a prefeita.
A gestora também ressaltou que a falta de abastecimento se torna ainda mais preocupante devido às altas temperaturas registradas nesta época do ano, conhecida popularmente como os ‘meses berrobrós’. Diante da situação, ela informou que pretende solicitar uma audiência emergencial com a empresa para tratar do problema.
“Ninguém pode viver sem água. O que tem que haver é solução e diálogo permanente com o povo de Piripiri”, reforçou.
Moradores relataram que parte dos bairros teve o fornecimento parcialmente restabelecido nesta segunda-feira (20), mas algumas regiões ainda seguem sem água nas torneiras.
O que diz a Águas do Piauí
Após troca de bomba, abastecimento em Piripiri está sendo retomado gradativamente
O sistema de abastecimento de água da cidade de Piripiri está em recuperação após a troca da bomba da captação, realizada no último sábado (18). O equipamento teve que ser substituído devido à queima e, para retomar sua plena eficiência, leva até 72 horas.
“Nossas equipes estão empenhadas para regularizar o abastecimento na cidade, atuando de prontidão e disponibilizando caminhões-pipa para reforçar o atendimento emergencial da população”, pontua o gerente executivo da Regional Litoral da Águas do Piauí, Célio Damásio.
Além da troca da bomba da captação, a concessionária está realizando outras melhorias no sistema, como a troca de registros na Estação de Tratamento de Água (ETA), garantindo maior eficiência na distribuição da água na cidade.
Outro desafio que os sistemas estão enfrentando em Piripiri são as oscilações de energia elétrica, ocasionando o desligamento de poços, como os ocorridos na semana passada, afetando os bairros Crioli, Petecas IV e Peteca.
Canais de atendimento
E para atender às demandas da população e/ou esclarecer dúvidas, a concessionária disponibiliza canais oficiais de atendimento que funcionam 24 horas por dia, são eles: o 0800 223 2000, disponível para ligações telefônicas e mensagens no WhatsApp, o aplicativo Águas App e o site www.aguasdopiaui.com.br.






