PUBLICIDADE

Oeiras lidera ranking das cidades mais quentes do Brasil, com 40,9°C, segundo Inmet

De acordo com o Inmet, as medições foram realizadas até as 15h e confirmam a predominância de altas temperaturas em diversas regiões piauienses.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou domingo (12) temperaturas extremas no Piauí, colocando cinco municípios entre as dez cidades mais quentes do país. Oeiras ocupou o primeiro lugar no ranking nacional, com 40,9°C, marcando mais um episódio de calor intenso no estado.

De acordo com o Inmet, as medições foram realizadas até as 15h e confirmam a predominância de altas temperaturas em diversas regiões piauienses. Oeiras, que já havia atingido 41,2°C em setembro — maior temperatura do ano no estado —, voltou a registrar índices próximos ao recorde.

Além de Oeiras, outras quatro cidades piauienses figuram entre as dez mais quentes do Brasil: Picos (39,3°C), Teresina (38,6°C), Valença do Piauí (38,4°C) e Uruçuí (38,3°C). As altas temperaturas também foram observadas em municípios da Bahia e do Mato Grosso do Sul, como Ibotirama, Aquidauana, Porto Murtinho, Nhumirim e Corumbá.

O calor extremo reflete o avanço do fenômeno conhecido regionalmente como “B-R-O Bró”, caracterizado por altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar nos últimos meses do ano.

Diante do clima seco e das temperaturas elevadas, o Inmet reforça recomendações para prevenir problemas de saúde. A população deve ingerir bastante água, evitar exposição solar entre 11h e 17h, usar roupas leves e manter ambientes arejados e úmidos.

Entre as principais orientações, estão hidratar a pele, utilizar soro fisiológico para olhos e mucosas, evitar bebidas alcoólicas e manter a limpeza dos espaços para reduzir o acúmulo de poeira.

Informações: G1

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS