PUBLICIDADE

Lula se encontra com papa Leão XIV no Vaticano e propõe mobilização global contra a desigualdade

Lula em visita ao papa Leão XIV no Vaticano | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV, no Vaticano. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, acompanhou o chefe do Executivo brasileiro durante a visita, descrita por ele como um “excelente encontro”.

Segundo Lula, a conversa abordou temas como fé, religião, o papel do Brasil e os desafios globais. “Falamos sobre a necessidade de criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade”, destacou o presidente.

Durante a reunião, Lula convidou o papa para participar da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). O pontífice explicou que não poderá comparecer devido ao Jubileu, mas garantiu a presença de representantes do Vaticano no evento.

“Ficamos muito felizes em saber que Sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Ele será recebido com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, afirmou Lula, mencionando também as celebrações do Círio de Nazaré e do Dia de Nossa Senhora Aparecida, ocorridas no fim de semana.

A comitiva brasileira foi formada pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), além da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e do embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Vieira.

Lula chegou a Roma no domingo (12) para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, evento promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A edição deste ano marca os 80 anos de criação da entidade, em um momento considerado simbólico pelo governo brasileiro, meses após o país ter deixado o Mapa da Fome, conforme o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo (SOFI 2025).

Ainda nesta segunda-feira, o presidente encerra a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na sede da FAO, em Roma. Ele também deve participar da inauguração do Mecanismo de Apoio da Aliança, que funcionará como secretariado da iniciativa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS