PUBLICIDADE

Pelo segundo ano consecutivo, MPF abraça o Outubro Roxo em alusão à campanha sobre a Síndrome de Rett

A prevalência da Síndrome de Rett é de uma em cada 10.000-20.000 pessoas do sexo feminino.

O Ministério Público Federal (MPF), no Piauí, abraça mais uma vez a Campanha do Outubro Roxo dedicada à conscientização sobre a Síndrome de Rett, seus sintomas, tratamentos e os desafios. De 12 a 18 deste mês, a sede do órgão em Teresina (PI) ficará iluminada para dar visibilidade à campanha promovida pela Associação Brasileira de Síndrome de Rett (Abre-Te).

Neste ano, a Campanha Outubro Roxo 2025 traz como tema “Sou único, assim como você”. O slogan reforça que, mesmo diante das limitações impostas pela síndrome, cada pessoa tem valor, dignidade e um lugar único na sociedade. A presidente da Abre-Te, Denise Antonia Marinho Trindade, ressalta que a campanha busca construir uma rede de apoio por meio da adesão de várias instituições como o MPF com a finalidade de promover informação, empatia e inclusão.

Mas o que é a Síndrome de Rett? – Denise Trindade explica que a Síndrome de Rett é uma severa desordem do neurodesenvolvimento, na maioria das vezes causada por mutação no gene MECP2. A prevalência da Síndrome de Rett é de uma em cada 10.000-20.000 pessoas do sexo feminino.

Embora rara, a Síndrome de Rett é a segunda principal causa genética de deficiência intelectual em meninas. Apesar desse dado significativo, ainda há muito desconhecimento sobre a síndrome e sobre as pesquisas em andamento. As manifestações clínicas são multissistêmicas e, geralmente, complexas e graves, o que exige, além de conhecimento sobre essa desordem do neurodesenvolvimento, muita observação e articulação entre os profissionais de atenção primária à saúde com profissionais de diversas especialidades médicas. Apesar de ter maior incidência em meninas, existem meninos com Rett.

Sintomas – A pessoa com Rett normalmente não é capaz de falar e ter uso funcional das mãos e são dependentes de atenção 24 horas por dia. Comumente são incapazes de andar, apresentam epilepsia, problemas gastrointestinais, respiratórios, deficiências motoras, escoliose e osteopenia. Todos estes aspectos podem afetar profundamente sua qualidade de vida. Para obter mais informações, acesse o site da Abre-te.

Como ser um apoiador da Campanha – A Abre-Te ressalta que há muitas formas de apoiar o Mês de Conscientização sobre a Síndrome de Rett: vestir roxo; colocar luzes roxas; participar dos eventos de conscientização e de programas de conscientização locais e centrais, oficinas e campanhas sociais; doar para associações que apoiem os pacientes com a Síndrome de Rett; espalhar informações sobre a Síndrome: compartilhar fotos, vídeos e outras informações sobre a síndrome de Rett nas redes sociais e em sua comunidade.

Sobre a Abre-te – A Associação Brasileira de Síndrome de Rett é sediada em São Paulo, mas atua em âmbito nacional através dos Núcleos de Apoio e Orientação a Famílias (NAOF), liderados por voluntários, na sua maioria familiares de pessoas afetadas pela síndrome. Atua na promoção da saúde, aprendizagem e exercício de cidadania para indivíduos com a Síndrome de Rett em todo o território nacional, para que possam ser incluídos na sociedade com o respeito que suas diferenças merecem, subsidiando suas famílias com acolhimento e divulgação de conhecimentos.

Ministério Público Federal no Estado do Piauí

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS