PUBLICIDADE

Pedro II é tomada por fumaça tóxica após novo incêndio em lixão

A Defesa Civil do município foi acionada e trabalha para conter as chamas.

A cidade de Pedro II, no Norte do Piauí, foi tomada por uma espessa nuvem de fumaça tóxica na tarde da sexta-feira (10), após um novo incêndio atingir o lixão municipal, localizado na localidade Aroeira. O fogo, que começou durante a tarde, se espalhou rapidamente entre os resíduos acumulados, provocando emissões perigosas de calor e gás metano.

Moradores relataram irritações na garganta e nos olhos, além de dificuldades para respirar, especialmente nas comunidades próximas ao local. A Defesa Civil do município foi acionada e trabalha para conter as chamas. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pelas autoridades.

Segundo especialistas, episódios como esse têm se tornado cada vez mais recorrentes. Todos os anos, o lixão de Pedro II registra novos focos de incêndio, que liberam gases inflamáveis, principalmente o metano, um dos principais responsáveis pelo agravamento das mudanças climáticas.

De acordo com a Global Clean Air Initiative, organização internacional que monitora a qualidade do ar, a exposição prolongada ao metano pode agravar doenças pulmonares, causar crises de asma e até aumentar o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

Até o início da noite, a fumaça ainda cobria boa parte da área urbana de Pedro II, causando preocupação entre os moradores e dificultando a visibilidade em vários pontos da cidade.

portalP2

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS