
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026, segundo a nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9). O levantamento também indica que o petista ampliou a vantagem sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um eventual segundo turno.
Nos cenários de primeiro turno com candidaturas estimuladas, Lula aparece com intenções de voto que variam entre 35% e 43%, liderando em todas as simulações. Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em setembro, o presidente oscilava entre 32% e 43%, a depender do adversário.
Em uma disputa direta com Tarcísio, a diferença entre os dois aumentou. Na rodada de setembro, Lula marcava 43% contra 35% do governador paulista. Agora, o petista registra 45% das intenções de voto, enquanto Tarcísio tem 33%, ampliando a distância de 8 para 12 pontos percentuais, embora ambos oscilem dentro da margem de erro de dois pontos.
O adversário que apresenta menor distância de Lula em um eventual segundo turno é o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que aparece com 32%, contra 41% do presidente, resultando em uma vantagem de 9 pontos percentuais.
Mesmo inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi incluído no levantamento. Lula aparece com 46%, ante 36% de Bolsonaro. Em setembro, o petista marcava 47%, e Bolsonaro, 34%.
Contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula venceria por 46% a 34%. No mês anterior, a vantagem era de 47% a 32%. Já em um eventual confronto com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Lula mantém os mesmos 46%, enquanto o parlamentar sobe de 29% para 31%.
Outros possíveis nomes da oposição também foram testados. Lula venceria com folga nomes como Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSDB), com percentuais que variam entre 44% e 47%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.






