
Uma operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (2) tem como um dos alvos o desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, José James Gomes Pereira. As ordens judiciais foram emitidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ainda tramitam sob sigilo. Entre os investigados estão também a filha do desembargador, a advogada Lia Rachel de Sousa Pereira Santos, e mais três pessoas.
Segundo informações do STJ, o relator do caso, ministro Sebastião Reis Júnior, determinou mandados de busca e apreensão para investigar possíveis crimes de corrupção, associação criminosa e ocultação de patrimônio.
Além das residências ligadas ao magistrado, os agentes da PF cumpriram diligências no escritório de advocacia Germano Coelho Silva Barbosa, localizado no bairro Horto, zona Leste de Teresina.
As ordens da Justiça autorizam a apreensão de documentos e materiais que possam comprovar irregularidades, incluindo procurações, alvarás, contratos, recibos, planilhas financeiras e registros de transações. Equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores, HDs externos e pendrives, também podem ser recolhidos para análise.
A determinação judicial ainda prevê que, se necessário, os policiais podem vasculhar compartimentos ocultos e realizar buscas pessoais caso encontrem indícios de tentativa de ocultação de provas durante a operação.






