PUBLICIDADE

Brasil apoia plano de paz em Gaza apresentado por Trump

O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira (1º/10) que o Brasil vai “aplaudir publicamente” o plano de paz para Faixa de Gaza do presidente dos Estados Unidos. A proposta, lançada em reunião bilateral com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prevê cessar-fogo imediato e libertação de reféns.

O ministro reforçou que a iniciativa tem o respaldo do governo brasileiro. “Sem dúvida nenhuma o Brasil aplaude a iniciativa e fazemos votos de que ela surta efeito, que seja aceita por todas as partes”, acrescentou, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados.

O plano de paz anunciado pelos Estados Unidos apresenta 20 pontos, incluindo a libertação de reféns em até 72 horas, a criação de um “Conselho da Paz” e medidas para desmilitarizar a Faixa de Gaza. Também prevê a formação de um governo provisório supervisionado internacionalmente e a abertura de um processo de reconstrução da região.

Durante a apresentação do plano, Trump ressaltou que os Estados Unidos darão respaldo total a Israel caso o Hamas rejeite o acordo. Netanyahu, por sua vez, reforçou que não hesitará em agir sozinho para garantir a segurança do país, mesmo diante das negociações em andamento.

Para o ministro Mauro Vieira (foto), Israel já passou de todos os limites com o massacre em Gaza – (crédito: Vinicius Loures/Câmara)

correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS