
Imagem meramente ilustrativa
O Rivotril (clonazepam), medicamento ansiolítico e anticonvulsivante, sumiu das prateleiras das farmácias brasileiras nas versões em gotas de 2,5 mg/mL e sublingual de 0,25 mg.
Segundo a Biopas Brasil Produtos Farmacêuticos, responsável pela venda do remédio no país, o desabastecimento é temporário e ocorre devido à mudança do local de fabricação. A empresa informou que a planta fabril do Rivotril em gotas será transferida para a Itália e a do sublingual para a Espanha.
A previsão é de que a versão em gotas volte a ser distribuída ainda em 2025, e a sublingual só deve ser voltar às prateleiras no primeiro semestre de 2026. Já a apresentação comercial de Rivotril 2 mg com 30 comprimidos segue disponível normalmente, segundo a fabricante.
Reclamações
Enquanto isso, farmácias em capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Brasília confirmam a falta do medicamento. Grandes redes, como a Droga Raia e a Drogasil, relatam a indisponibilidade da versão em gotas em diversas cidades.
Na plataforma do Reclame Aqui, as reclamações mais recentes contra a Biopas Group estão relacionadas à falta do medicamento nas farmácias.
“Rivotril em gotas está em falta em todo o Brasil. É um absurdo considerando que é um medicamento que não pode ser descontinuado de forma abrupta”, escreveu um cliente.
A reportagem entrou em contato com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com o Ministério da Saúde para esclarecer a situação e aguarda retorno.
IG