PUBLICIDADE

Trump impõe novas tarifas a produtos farmacêuticos, móveis e caminhões pesados

Donald Trump assina documento oficial (Foto: REUTERS/Ken Cedeno)

O presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (25) que os Estados Unidos vão impor novas tarifas a partir de 1º de outubro. A medida atingirá a importação de produtos farmacêuticos, caminhões pesados, móveis e artigos de cozinha e banheiro.

Em sua rede social, Truth Social, Trump afirmou que o objetivo é proteger os fabricantes locais do que chamou de uma “inundação” desses produtos nos EUA. Ele também citou razões de segurança nacional para justificar a decisão.

As tarifas de importação vão variar entre 25% e 100%. Caminhões pesados serão taxados em 25%, móveis e estofados em 30% e armários de cozinha, gabinetes de banheiro e produtos relacionados em 50%. A tarifa mais alta, de 100%, será aplicada a itens farmacêuticos.

No caso dos medicamentos de marca ou patenteados, haverá exceção: a taxa não será aplicada quando a empresa responsável estiver construindo fábricas em território americano. “Estar construindo será definido como início das obras e/ou em construção. Portanto, não haverá tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver começado”, escreveu Trump na publicação.

A Pharmaceutical Research and Manufacturers of America (Associação de Pesquisa e Fabricantes de Produtos Farmacêuticos) se manifestou contra a medida. A entidade destacou que, no início deste ano, quase metade (47%) dos ingredientes utilizados em medicamentos consumidos nos EUA vieram da Europa e de outros países aliados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS