
O Governo do Estado do Piauí autorizou, por meio de decreto, a realização de concurso público para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI). Serão ofertadas 4 mil vagas, sendo 2 mil para contratação imediata e outras 2 mil destinadas à formação de cadastro reserva. O decreto foi assinado pelo governador Rafael Fonteles e publicado nesta quarta-feira (24) no Diário Oficial.
Os novos professores vão atuar em escolas da rede estadual, com carga horária de 20 horas semanais. A autorização abre caminho para que a Seduc estabeleça todas as normas do certame, desde a escolha da banca organizadora até a definição dos procedimentos de inscrição e seleção dos candidatos.
O edital, que será publicado dentro do prazo estabelecido, trará informações detalhadas como:
- número definitivo de vagas;
- requisitos para ingresso;
- atribuições da comissão organizadora;
- prazos de validade do concurso;
- modalidades de provas e conteúdos cobrados;
- critérios de avaliação;
- valores atribuídos à prova de títulos;
- remuneração e benefícios.
O decreto tem validade de oito meses a partir da publicação, período em que a Seduc deverá divulgar o edital de abertura do concurso.
Novas vagas na Polícia Civil
Além do concurso para a Educação, o Governo do Estado também confirmou a abertura de um certame para a Polícia Civil. O edital prevê 416 vagas distribuídas entre os cargos de delegado, investigador, perito criminal, médico legista e odontolegista.
Com os dois concursos, o Executivo estadual reforça o quadro de servidores em áreas estratégicas como segurança pública e educação, ampliando o atendimento à população e fortalecendo políticas essenciais para o desenvolvimento do Piauí.