
Na manhã de domingo (21), manifestantes se reuniram na Praça Pedro II, no Centro de Teresina, em protesto contra a chamada PEC da Anistia, apelidada por movimentos sociais de “PEC da Impunidade”. Durante o ato, o presidente municipal do PT, vereador João Pereira, reafirmou a posição do partido contra a medida.
Em suas redes sociais, João Pereira afirmou:
“Não à anistia! Não à PEC da impunidade! A democracia se fortalece com justiça e responsabilidade, não com privilégios e perdão para crimes. Somos contra a PEC da impunidade, contra a anistia e a favor da prisão do Bolsonaro, que fez mal para o Brasil”.
O dirigente petista destacou a diversidade de participantes, incluindo centrais sindicais, movimentos populares, sindicatos e jovens, mobilizados também por artistas que apoiaram atos em várias cidades do país. “Aqui o povo se manifesta. Toda a população indignada mostrou o seu descontentamento com o que aconteceu no Congresso Nacional”, afirmou.
O protesto contou com trio elétrico, bandeiras de diferentes coletivos e foi organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, em parceria com partidos e organizações sociais. Para os organizadores, a participação em Teresina remeteu a mobilizações históricas, como as da época das Diretas Já, reforçando que a sociedade não aceitará retrocessos.
A mobilização em Teresina fez parte de uma série de atos realizados em diferentes capitais brasileiras, reforçando o posicionamento de grupos sociais e políticos contrários à PEC da Anistia e à impunidade, e chamando atenção para a necessidade de responsabilidade e justiça nas decisões do Congresso Nacional.