PUBLICIDADE

PEC da Blindagem é aprovada na Câmara; deputados do Piauí votam a favor, inclusive os do PT

Críticos classificam a medida como uma “vergonha nacional” e alertam que ela coloca parlamentares acima da lei
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), em 1º turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) conhecida como PEC da Blindagem, que amplia a proteção judicial a parlamentares. A proposta recebeu 353 votos favoráveis, 134 contrários e 1 abstenção. O mínimo necessário era de 308 votos.
Todos os dez deputados federais do Piauí votaram a favor da PEC, incluindo os quatro parlamentares do PT, partido do presidente Lula, que em tese deveria se posicionar contra a medida. A atitude surpreendeu, já que o texto é apontado por juristas e especialistas como um retrocesso institucional e uma forma de enfraquecer o Supremo Tribunal Federal (STF).
O que muda com a PEC da Blindagem?
Pelo texto aprovado, deputados e senadores só poderão ser processados pelo STF com autorização prévia de suas respectivas Casas legislativas. Essa autorização será dada em votação secreta e exigirá maioria absoluta dos votos.
A proposta também prevê que, em caso de prisão em flagrante de crime inafiançável, os autos sejam remetidos à Câmara ou ao Senado em até 24 horas, cabendo novamente ao plenário — por voto secreto — decidir se mantém a prisão ou se libera o parlamentar.
Defensores da PEC alegam que ela apenas “restaura o espírito da Constituição de 1988”. No entanto, críticos apontam que o texto cria novas barreiras à responsabilização de parlamentares, tornando-os cidadãos com privilégios inéditos frente à Justiça comum.
Divisão partidária
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi o que mais apoiou a medida, com 83 votos favoráveis. Em seguida vieram PP (45 votos), Republicanos (42), PSD (21) e PRD (5) — todos sem votos contrários.
Já partidos como PSOL e PCdoB votaram de forma unânime contra a PEC, com 14 e 9 votos, respectivamente. No caso do PT, houve divisão: embora a maioria tenha votado contra, 12 deputados da legenda se somaram aos defensores da proposta, incluindo todos os piauienses.
Como votaram os deputados do Piauí
•Átila Lira (PP) – Sim
•Castro Neto (PSD) – Sim
•Dr. Francisco (PT) – Sim
•Flávio Nogueira (PT) – Sim
•Florentino Neto (PT) – Sim
•Jadiel Alencar (Republicanos) – Sim
•Júlio Arcoverde (PP) – Sim
•Júlio César (PSD) – Sim
•Marco Aurélio Sampaio (PSD) – Sim
•Merlong Solano (PT) – Sim
Próximos passos
A PEC ainda precisa passar pela votação em 2º turno na Câmara. Caso seja novamente aprovada, seguirá para análise no Senado Federal.
Críticos classificam a medida como uma “vergonha nacional” e alertam que ela coloca parlamentares acima da lei, representando uma vitória política da extrema direita no Congresso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS