PUBLICIDADE

Alterações no empréstimo estadual com o BIRD são aprovadas pela Alepi

O empréstimo junto ao banco poderá ser convertido para iene

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou nesta terça-feira (16) a alteração na forma de pagamento do empréstimo do Governo do Estado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A mudança prevê que os US$ 392 milhões contratados, inicialmente em dólar, passem a ser pagos em iene japonês.

Segundo o Governo do Estado, a alteração tem como objetivo reduzir a volatilidade cambial e garantir maior estabilidade nas taxas de juros, mantendo o valor total do contrato e sem repactuação da dívida. A medida foi defendida pelo líder do Governo na Alepi, deputado Dr. Vinícius (PT), que destacou que o endividamento do Piauí continua abaixo do limite permitido pelo Tesouro Nacional.

Por outro lado, deputados da oposição, como Gustavo Neiva (PP), criticaram a mudança, apontando o aumento do endividamento estadual e alertando para possíveis impactos financeiros no futuro.

Com a aprovação, o Estado poderá seguir com o planejamento financeiro do empréstimo de forma mais segura, evitando riscos associados à oscilação do dólar.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS