PUBLICIDADE

Piauí prorroga proibição do uso do fogo por mais 30 dias

Segundo a Semarh, a prorrogação da proibição leva em conta o resultado alcançado no primeiro mês de aplicação da medida

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) prorrogou por mais de 30 dias a proibição do uso de fogo em áreas rurais e florestais em todo o Piauí. Inicialmente publicada em agosto, a validade da portaria foi estendida até o 15 de outubro, período considerado como o mais crítico para queimadas no estado devido à combinação de seca prolongada e altas temperaturas.

Com a medida, o uso do fogo em vegetação nativa, restos de culturas agrícolas e áreas florestais segue proibido. Apenas a queima controlada com autorização prévia já concedida pela Semarh poderá ser realizada, e sempre sob supervisão técnica.

Segundo a Semarh, a prorrogação da proibição leva em conta o resultado alcançado no primeiro mês de aplicação da medida, quando se registrou uma queda de 23,3% do número de incêndios entre 15 de agosto a 13 de setembro em relação ao mesmo período do ano passado.

“Essa queda mostra que a população está compreendendo a gravidade da situação. Porém, ainda é preciso estar em alerta. O fogo descontrolado ameaça vidas humanas, destrói a fauna e compromete a agricultura. Manter a proibição é garantir segurança e preservar nossos biomas”, destacou Feliphe Araújo, secretário da Semarh.

Embora o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) tenha contabilizado um total de 2.015 queimadas em todo o estado neste período, a Semarh ressalta que esse número ainda é menor que os 2.627 casos de 2024, uma redução de 612 incêndios.

Cidade Verde

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS