O presidente Lula disse que o governo vai atuar para impedir qualquer proposta de anistia no Congresso Nacional. A oposição já aumentou a pressão para que a medida seja pautada. O presidente Lula passou o dia com ministros no Palácio da Alvorada e deu o recado à equipe ministerial e à base governista no Congresso: o foco é trabalhar contra o avanço do projeto de anistia aos condenados pelo 8 de janeiro. A oposição vem pressionando há meses pelo avanço da pauta.
Com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, a tendência é que a pressão aumente. Parlamentares afirmam que já têm o compromisso do presidente da Câmara, Hugo Motta, para que o projeto seja votado.
Na semana que vem, o governador Tarcísio de Freitas desembarca novamente em Brasília para tentar ajudar nessa articulação, mas as cúpulas de partidos do centrão avaliam que a atuação do governador mais atrapalha do que ajuda nesse caso.
Parlamentares de centro afirmam que não há clima para avançar em temas de interesse do governo enquanto a anistia não for pautada. Entre eles, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e o restante da reforma tributária. A base governista defende que não há anistia para tentativa de golpe.
R-7
