
Na quinta-feira (28) e sexta-feira (29), a Receita Federal apreendeu 520 sacos de ráfia com produtos falsificados, contrabandeados e introduzidos de forma irregular no país (descaminho), no município de Parnaíba, litoral do Piauí.
OPERAÇÃO
As mercadorias estavam sem certificação da Anatel e sem o selo do Inmetro. A operação foi realizada no centro da cidade e em áreas próximas. Ao todo, 14 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados.
Segundo a Receita, os locais foram selecionados a partir de investigações policiais e de denúncias apresentadas por escritórios de advocacia que representam marcas afetadas pela pirataria.
FORAM APREENDIDOS:
- Celulares e smartphones;
- Videogames;
- Calçados;
- Roupas, bolsas, mochilas e brinquedos;
- Aparelhos eletrônicos (como caixas de som e fones de ouvido);
- Acessórios para celular
Alguns produtos apreendidos, como carregadores de celular, apresentavam riscos de curto-circuito e incêndio devido ao material de má qualidade. Além disso, a corporação informou que muitos eram falsificados ou entraram no país de forma ilegal, sem o pagamento de impostos.
A operação teve apoio logístico da Polícia Rodoviária Federal, que forneceu um local para guardar as mercadorias.
“Produtos falsificados acarretam grandes prejuízos aos empresários, gerando desequilíbrios em seus ambientes de negócios devido à concorrência desleal”, disse a Receita Federal em nota.
Participaram da ação 35 servidores da Receita Federal, 46 policiais militares do Piauí, 3 servidores da Anatel, 2 servidores do Inmetro, e advogados representantes das marcas envolvidas.
jornaldaparnaíba