A reclamação é constante por parte da população de Teresina quando se trata do transporte coletivo, o ônibus, a condução que leva o trabalhador ao trabalho. Mas, nesta semana, o secretário de Planejamento, ex-ministro João Henrique, foi a um canal de TV da capital e disse que o prefeito Dr. Pessoa tinha melhorado o transporte público, ampliando a quantidade de ônibus, de forma que não se ouvia mais reclamações dos teresinenses.
Olha só como o ministro está sendo blindado das informações. Basta ir a uma parada de ônibus para ver a revolta de quem passa horas esperando. Basta perguntar a quem gasta boa parte do seu salário com aplicativos de transporte. Basta perguntar a quem se arrisca andando de moto nesse trânsito caótico e ainda compromete parte da renda com a prestação da moto.
Secretário, o senhor, como homem do Planejamento, não poderia ter dito que a população deixou de reclamar. Pode até ter diminuído as reclamações, porque perceberam que esta gestão é incapaz de resolver o problema. Toda a gestão foi feita de promessas. A primeira foi de que o problema do transporte público seria resolvido em 100 dias; já está chegando a quatro anos, e nada. A última promessa que a prefeitura anunciou foi transformar os terminais de passageiros em pontos de apoio para o transporte por aplicativos, o que prova que a gestão jogou a toalha.
Ontem, passei perto do Mercado do Parque Piauí e a parada de ônibus, que chamava a atenção pela quantidade de passageiros esperando, tinha se transformado em uma banca de frutas e verduras, já que por lá não há passageiros esperando ônibus.
Então, ex-ministro João Henrique, não diga novamente em suas entrevistas que a população deixou de reclamar da situação caótica do transporte coletivo de Teresina. Diga apenas que a gestão não conseguiu avançar naquilo que prometeu na campanha e durante todo o mandato.
A população de Teresina aguarda providências por parte da nova gestão de Dr. Sílvio Mendes, que assume a partir de janeiro de 2025. Tomara que tome decisões o quanto antes, e que não fique apenas no blá-blá-blá. A população de Teresina nem apostou no transporte com tarifa zero de Fábio Novo, optou pela gestão de Sílvio, que retorna para fazer o seu terceiro mandato e conhece bem o problema. A população não quer saber de enrolação e, com certeza, vai cobrar. Não se sabe se as reclamações chegarão aos ouvidos do prefeito, assim como não chegaram aos ouvidos do secretário de Planejamento, João Henrique.
Danto Pitaco
Renato Bezerra