PUBLICIDADE

Tarifaço de Trump fortalece Lula e desgasta o clã Bolsonaro, aponta pesquisa Quaest

O estudo indica que os números são mais desfavoráveis à família Bolsonaro, que apresenta desvantagem de 31 pontos entre avaliação negativa e positiva

247 – Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20), mostra que a maioria dos brasileiros desaprova a forma como Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), têm lidado com o chamado “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos. Segundo o levantamento, 55% acreditam que ambos agem mal diante da medida adotada pelo presidente estadunidense Donald Trump, enquanto 46% fazem a mesma avaliação em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O estudo indica que os números são mais desfavoráveis à família Bolsonaro, que apresenta desvantagem de 31 pontos entre avaliação negativa e positiva. Lula, por sua vez, aparece em empate técnico: 46% consideram que o petista age mal, enquanto 44% avaliam positivamente sua postura.

Além de Jair e Eduardo Bolsonaro, outros nomes também acumulam mais respostas negativas do que positivas: Romeu Zema (Novo – 16 pontos de diferença), Ronaldo Caiado (União Brasil – 15 pontos), Fernando Haddad (PT – 12 pontos), Ratinho Júnior (PSD – 11 pontos) e Tarcísio de Freitas (Republicanos – 11 pontos).

Sobre o embate com os EUA por conta das tarifas impostas ao Brasil, 48% dos entrevistados acreditam que Lula e o PT representam o lado que “mais faz o que é certo”, contra 28% que citam Bolsonaro e aliados. Para 15%, nenhum dos dois lados age corretamente, e 9% não souberam responder.

Para 77% dos entrevistados, o tarifaço vai prejudicar diretamente a vida da população, enquanto 20% dizem que não haverá impacto. Já 51% consideram que a medida tem motivações políticas do presidente dos EUA, e não apenas econômicas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com 2.004 entrevistas presenciais em 120 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS