A estudante Emilly Stefany, de apenas 13 anos, vai lançar no dia 13 de setembro, às 8h30, na Escola Municipal Clidenor de Freitas Santos, zona Norte de Teresina, o livro “64 passos longe de você”. A obra, inédita no cenário estudantil da região, utiliza o xadrez como metáfora para narrar um romance juvenil que trata de inteligência emocional, medos da adolescência e crítica ao descaso da administração pública.
Na manhã desta terça-feira (19), o professor David Carvalho, que leciona Língua Portuguesa e Xadrez na escola, visitou a Academia Piauiense de Letras para entregar o convite oficial da solenidade. Um representante da instituição deve participar do lançamento.
O livro contou com a revisão da professora de português Genise Batista e tem prefácio da professora Hilda Mara, formadora da disciplina de Xadrez na Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Para o professor David Carvalho, o trabalho de Emilly é uma prova de que a escola pública pode ser espaço de revelação de talentos, mesmo em contextos adversos:
“Nossa escola está localizada no bairro Parque Brasil III, região da Santa Maria da Codipi, que muitas vezes é lembrada apenas pela violência. Este livro mostra que o bairro não é só isso. A educação resgata talentos e dá voz a jovens que querem transformar o futuro pela cultura e pelo estudo.”
A escola leva o nome de Clidenor de Freitas Santos (1913-2000), intelectual piauiense que foi o 3º ocupante da Cadeira nº 13 da Academia Piauiense de Letras.
Com esse lançamento, Emilly Stefany dá um xeque-mate no estigma de sua comunidade e estreia como autora juvenil no cenário literário piauiense.









