PUBLICIDADE

COP30 proíbe açaí em restaurantes oficiais por ‘risco de contaminação’

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) proibiu a comercialização de todos os tipos de açaí e outros pratos tradicionais da cultura amazônica em restaurantes da COB30, em Belém (PA). A proibição, expressa em edital para contratar restaurantes e quiosques para atender ao evento, aponta risco de contaminação.

O tucupi, caldo extraído da mandioca-brava, e a maniçoba também não podem estar no cardápio. A OEI alega que os dois alimentos, tradicionais da cultura paraense, podem conter toxinas naturais se não forem preparados adequadamente e pasteurizados.

A medida foi alvo de críticas nas redes sociais por internautas que alegaram desrespeito à cultura local. Por outro lado, usuários apontam que restrição pode alavancar a procura por restaurantes especializados na culinária de Belém.

Carnes malpassadas, ostras cruas, maioneses e molhos caseiros e sucos de fruta in natura também foram proibidos por risco de contaminação.

correioweb

Medida aponta risco de contaminação por doença de chagas; tucupi e maniçoba também entram na lista de restrições // crédito: Decio Horita Yokota/Wikipedia)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS