Entregadores de app em Teresina vão passar por um treinamento avançado de pilotagem de moto. O assessor jurídico da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Jomerito Ribeiro, explica que a capacitação foi proposta pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI) diante dos elevados números de acidentes de trânsito. Em maio, de acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram atendidas 1.052 vítimas, o maior número desde setembro de 2018.

“A população precisa saber que extrapolou o limite do razoável. Não se deve tolerar nenhuma morte no trânsito. A situação está a tal que ponto que o desembargador do TRT-PI, desembargador Francisco Meton Marques de Lima, convidou a Strans para ajudar, argumentando que trabalhadores estão ficando com sequelas ou mesmo morrendo. O superintendente da Strans, Edvaldo Marques, propôs capacitar agentes de trânsito para ministrar um treinamento. O próprio desembargador indicou o Sindicato dos Trabalhadores por Aplicativo e a Cooperativa de Entregadores por Aplicativo para que sejam treinados em cinco técnicas de pilotagem avançada”, explica Ribeiro.

A capacitação deve começar em julho. Primeiramente, 30 motoristas de app, divididos em duas turmas, vão participar do treinamento. Jomerito ressalta que os conhecimentos do curso, aplicados no dia a dia, podem evitar acidentes e salvar vidas.

“Serão repassadas técnicas essenciais para evitar acidente de trânsito ou minimizar as consequências. Foi feito um acordo, se lograrmos êxito, a tendência será não apenas fazer um treinamento, mas um curso de pilotagem, levando essas técnicas para as empresas, de forma gratuita. Se a pessoa tem conhecimento do domínio da motocicleta, muito provavelmente, vai conseguir evitar o acidente ou minimizar as consequências”, finaliza o assessor jurídico da Strans.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui