PUBLICIDADE

Itamaraty reage a postagens dos EUA e convoca encarregado de negócios

O Ministério das Relações Exteriores convocou, nesta sexta-feira (8/8), o encarregado de negócios dos EUA no Brasil Gabriel Escobar para expressar “profunda indignação” diante de mensagens publicadas pelo Departamento de Estado e pela embaixada americana nas redes sociais.

Itamaraty reage a postagens dos EUA e convoca encarregado de negócios /// (crédito: Reprodução/Embaixada dos EUA no Brasil)

Escobar foi recebido às 9h pelo embaixador Flavio Goldman, que chefia interinamente a Secretaria de Europa e América do Norte do Itamaraty. Segundo comunicado da diplomacia brasileira, o conteúdo das publicações configura “clara ingerência” em assuntos internos e traz “ameaças inaceitáveis” a autoridades do país.

A publicação também citou que tais ações teriam levado à imposição de sanções contra Moraes pela chamada Lei Magnitsky, determinadas pelo ex-presidente Donald Trump. Em tom considerado hostil por autoridades brasileiras, o texto advertia que “aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas” não deveriam apoiar suas decisões, acrescentando que “a situação está sendo monitorada de perto”.

No STF, a mensagem foi interpretada como um alerta de possível extensão de sanções a outros ministros. Para o Itamaraty, a manifestação pública norte-americana rompe protocolos diplomáticos e interfere na soberania brasileira.

Desde que reassumiu a Casa Branca, Donald Trump nomeou embaixadores para 61 países ou organismos internacionais, mas ainda não indicou um novo representante para o Brasil, que segue sob comando interino.

carreioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS