
Nesta manhã, a Praça da Bandeira se tornou ponto de referência para cuidados com a saúde pública, ao sediar uma ação promovida pela Fundação Municipal de Saúde. A atividade faz parte da programação do “Julho Amarelo”, mês dedicado à conscientização e combate às hepatites virais.
A ação tem como objetivo ampliar o acesso da população à testagem rápida e à vacinação contra diferentes tipos de hepatite, além de oferecer testes para sífilis e HIV. Profissionais de saúde, incluindo médicos e enfermeiros, estão disponíveis para realizar atendimentos, orientar a população e aplicar vacinas.
“Estamos aqui hoje para complementar a campanha do mês das hepatites. É uma iniciativa fundamental, porque a hepatite é um problema de saúde pública no mundo inteiro”, explicou uma das organizadoras da ação. “A Organização Mundial da Saúde tem recomendado que a gente multiplique as ações de prevenção para reduzir os casos.”
Ela destacou que existem cinco tipos de hepatite, A, B, C, D e E, com diferentes formas de transmissão e tratamento. As hepatites B e C são consideradas mais graves devido à sua forma de transmissão (relações sexuais, uso de drogas injetáveis, entre outros) e ao tratamento mais prolongado. A boa notícia, segundo os especialistas, é que a hepatite B tem vacina disponível e a hepatite C, embora não tenha vacina, possui tratamento eficaz.
Já a hepatite A, que é transmitida por água e alimentos contaminados, pode ser prevenida com uma vacina altamente eficaz, aplicada no primeiro ano de vida. “Essa vacina protege a criança desde cedo e contribui para uma vida adulta mais saudável. A hepatite D e E, por sua vez, são menos comuns, mas também requerem atenção”, acrescentou.
Durante o evento, além da testagem, qualquer pessoa pode ser vacinada, independentemente da idade. “A vacina está disponível para todos, desde recém-nascidos até idosos com mais de 100 anos. Todos são bem-vindos”, reforçou.
A ação ocorre das 8h ao meio-dia e é aberta ao público. A recomendação é que as pessoas cheguem cedo para garantir atendimento.