
O Piauí registrou um aumento expressivo nos casos de violência doméstica. De acordo com o a Painel da Violência Doméstica do Conselho Nacional de Justiça somente em maio de 2025 foram ajuizados 1.201 novos processos relacionados a esse tipo de crime, o maior número já registrado em um único mês no estado.
Entre janeiro e maio deste ano, o Poder Judiciário contabilizou 5.326 processos, uma média superior a um caso por hora. Em relação ao mesmo período de 2024, o crescimento foi de 6,3%. No ano passado, o estado já havia encerrado com recorde histórico de 12.270 processos, alta de 13% em comparação a 2023, que registrou 10.861 casos.
As ocorrências se espalham por todas as regiões. Em José de Freitas, um homem de 31 anos foi preso no dia 8 de julho por descumprir medidas protetivas e agredir a vítima. Segundo a delegada Adrianne Melissa Lima, o trabalho da Polícia Civil foi essencial para preservar a integridade da mulher. Já em Esperantina, outro homem foi preso no dia 17 acusado de violência doméstica contra a ex-namorada, em ação da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DEAMGV), com apoio da Delegacia Seccional.
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou a atuação das forças de segurança e reforçou a importância das denúncias. “A polícia tem atuado com firmeza para prender os agressores e garantir a proteção das vítimas, mas é fundamental que as mulheres denunciem. A denúncia é o primeiro passo para quebrar o ciclo da violência e permitir que o Estado possa agir com a força da lei”, afirmou.
Os dados evidenciam a necessidade de ampliar políticas públicas e ações de enfrentamento, além de fortalecer a rede de proteção às mulheres em todo o estado.
Fonte: Conecta Piauí.