PUBLICIDADE

Em cenário eleitoral, Rafael mantém vantagem expressiva sobre adversários

Levantamento aponta Rafael Fonteles com mais de 83% dos votos válidos em cenário de reeleição.

Pesquisa aponta Rafael Fonteles com ampla vantagem para reeleição no Piauí

Levantamento realizado pelo Instituto Amostragem entre os dias 12 e 15 de julho aponta que o governador Rafael Fonteles (PT) lidera com folga todos os cenários simulados para as eleições de 2026 no Piauí. A pesquisa, encomendada pelo Grupo Meio de Comunicação, indica que, se a eleição fosse hoje, o atual governador seria reeleito no primeiro turno com mais de 83% dos votos válidos.

De acordo com o estudo, quando os adversários simulados são a ex-vice-governadora Margarete Coelho (PP) e o ex-deputado federal Mainha (PL), Rafael obtém 83,74% dos votos válidos. Margarete aparece com 10,69%, e Mainha com 5,5%.

Em outro cenário, em disputa direta apenas com Margarete Coelho, Rafael alcança 85,75%, contra 14,25% da adversária. Já em uma simulação em que enfrenta apenas Mainha, o governador atinge 88,46%, enquanto o ex-parlamentar fica com 11,54%.

Os votos válidos consideram apenas os entrevistados que declararam preferência por um dos candidatos, excluindo brancos, nulos e indecisos.

Reação da oposição e articulações políticas

Lideranças da oposição, entre elas o senador Ciro Nogueira (PP), ainda não se manifestaram publicamente sobre os resultados. Nos bastidores, entretanto, há o reconhecimento da expressiva vantagem de Rafael. De acordo com informações apuradas, setores oposicionistas articulam uma reunião ampliada nas próximas semanas para discutir estratégias e eventuais candidaturas com vistas a 2026.

Cenário para o Senado Federal

A mesma pesquisa também avaliou a corrida para o Senado. Nos dois cenários testados, os mais bem posicionados foram o senador Marcelo Castro (MDB) e o deputado federal Júlio César (PSD), ambos com apoio declarado do presidente Lula e do governador Rafael Fonteles.

No primeiro cenário, Marcelo Castro é citado por 66,15% dos entrevistados, enquanto Júlio César aparece com 55,09%. Ciro Nogueira, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, figura em terceiro lugar, com 36,06%. Joel Rodrigues (PP), ex-prefeito de Floriano, também apoiado por Bolsonaro, aparece com 13,30%.

No segundo cenário, Marcelo Castro registra 63,25% e Júlio César, 51,80%. Ciro Nogueira tem 35,01%, seguido por Joel Rodrigues com 13,30%.

Ficha técnica

A pesquisa foi realizada com 1.137 eleitores em 49 municípios do Piauí. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,85 pontos percentuais, para mais ou para menos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS