Um borracheiro, identificado como João Henrique, de 23 anos, denunciou ter sido agredido por três policiais militares do 27º Batalhão da PM, no início da tarde de sábado (12), no bairro Frei Higino, em Parnaíba. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o jovem é abordado em frente a um bar e agredido.
Em nota, a Polícia Militar informou que tomou conhecimento do caso e identificou os policiais envolvidos. Os militares foram afastados do serviço externo até a conclusão dos procedimentos administrativos.

Segundo relato da vítima, ele foi ao local para pagar uma conta e usava balaclava e capacete para se proteger do sol, devido ao trabalho. Ao chegar ao estabelecimento, foi abordado por uma viatura da Força Tática com três policiais.
“ Cheguei ao bar com a balaclava abaixo do queixo e o capacete, mas meu rosto estava visível. O policial mandou eu tirar, expliquei que usava por causa do trabalho, mas ele já saiu do carro me agredindo. Obedeci às ordens, não resisti, mesmo assim fui agredido fui agredido fisicamente com socos, mata-leão, tive o pescoço pisado e fui algemado por um dos policiais e levado à Central”, relatou.
Conforme o boletim de ocorrência, a vítima sofreu lesões e escoriações por ser arrastada ao tentar se levantar. Nas imagens, é possível ouvir a dona do bar pedindo que os policiais não machuquem o jovem, afirmando que ele é trabalhador e conhecido na região. Segundo relatos, ela também teria sido ameaçada por um dos policiais. Após a abordagem, o rapaz foi levado para a Central de Flagrantes.
Na delegacia, foi constatado que ele não possuía antecedentes criminais e não portava nenhuma arma. Ele e o pai registraram um boletim de ocorrência contra os policiais envolvidos.
Versão da Polícia Militar
Conforme o relatório da Polícia Militar, a abordagem ocorreu durante patrulhamento em uma área considerada de risco. A guarnição informou que o jovem estava em uma motocicleta com a placa remendada e que não obedeceu às ordens iniciais de abordagem.
Segundo os policiais, ele teria lançado a balaclava em direção a um dos agentes, colocado a mão na cintura e desobedecido às ordens, o que levou à imobilização. Os policiais relataram ainda que um deles teve o celular danificado e sofreu lesões leves no braço e na mão.
O comandante do 27º Batalhão da PM determinou o afastamento dos três policiais das atividades externas. Uma sindicância será aberta para apurar os fatos, e os agentes permanecerão em funções internas até a conclusão da investigação.
blog do pessoa