
A Receita Federal inicia nesta segunda-feira (30) os depósitos referentes ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2025. Também entram nesse pagamento contribuintes que ainda tinham valores pendentes de anos anteriores.
Ao todo, cerca de 6,5 milhões de brasileiros serão contemplados neste lote, somando um repasse de R$ 11 bilhões. Dentro desse montante, R$ 1,7 bilhão será destinado a pessoas com direito à restituição prioritária. Esse grupo inclui 148 mil idosos com mais de 80 anos, mais de 1 milhão de pessoas entre 60 e 79 anos, 91 mil contribuintes com alguma deficiência ou doença grave, e quase 500 mil profissionais da educação.
Os demais beneficiados — mais de 4,7 milhões — não estão em grupos prioritários, mas tiveram vantagem no calendário por usarem a declaração pré-preenchida ou optarem pelo recebimento via Pix.
Os valores serão depositados diretamente na conta bancária indicada na declaração. Caso o crédito não seja realizado por algum motivo, o montante ficará disponível para saque no Banco do Brasil por até um ano. Nessa situação, o contribuinte deve reagendar o recebimento do valor.
Próximas datas de pagamento da restituição:
- 1º lote – 30 de maio
- 2º lote – 30 de junho
- 3º lote – 31 de julho
- 4º lote – 29 de agosto
- 5º lote – 30 de setembro