PUBLICIDADE

Bonita, mas perigosa: árvore popular em Parnaíba pode afetar saúde e meio ambiente

Nim Indiano tornou-se presença constante nas calçadas da cidade, admirado por crescer rápido, oferecer sombra generosa e resistir bem ao calor intenso da região

Plantar uma árvore em frente de casa é um gesto bonito — e necessário. Mas a escolha da espécie faz toda a diferença. Em Parnaíba, o nim indiano tornou-se presença constante nas calçadas da cidade, admirado por crescer rápido, oferecer sombra generosa e resistir bem ao calor intenso da região. Porém, o que parece uma solução ideal pode, na verdade, esconder riscos para o meio ambiente e para a saúde pública.

Segundo o engenheiro agrônomo Dr. Antônio Alves Tavares, o nim indiano é uma espécie exótica que se adapta com facilidade, mas pode causar desequilíbrios no ecossistema. “Tem vários trabalhos científicos que mostram que o nim é uma espécie invasora. Ele entra nos ecossistemas naturais, ocupa espaço de plantas nativas e se espalha com rapidez”, explica o especialista.

O principal meio de dispersão são os morcegos, que consomem os frutos da árvore e ajudam a disseminar suas sementes. Isso faz com que mudas de nim apareçam até em zonas rurais, tornando-se, nas palavras de Tavares, “uma verdadeira praga”.

Além disso, a árvore exige manutenção constante. “Ela tem uma arquitetura ruim, muitos galhos e exige poda frequente. Isso aumenta os custos de manutenção para a prefeitura”, completa.

Qual a melhor árvore para plantar na calçada?

O Dr. Tavares lembra que nem toda árvore é adequada para espaços urbanos. Espécies frutíferas grandes, como a mangueira, devem ser evitadas por conta dos riscos e transtornos que podem causar — como frutos caindo sobre carros.

Entre as opções recomendadas para calçadas, ele destaca:

  • Pitangueira: frutos pequenos e menos sujeira.

  • Jambo: floração vistosa e frutos discretos.

  • Ipê (pau-d’arco): bom para áreas sem fiação elétrica.

O engenheiro alerta que calçadas com menos de dois metros de largura não são ideais para plantios e orienta que a cova da planta tenha 40% da largura da calçada. Além disso, a presença de fios aéreos deve ser considerada — nesses casos, espécies de porte menor como pitangueiraflamboyant-mirim e outras de copa controlada são as mais indicadas.

Sem espaço? Há alternativas seguras e belas

 

Dr. Antônio Tavares, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. (UFDPar)

Para quem não dispõe de espaço suficiente para plantar uma árvore na calçada, o especialista sugere a buganvília, também conhecida como primavera. Plantada junto aos muros, essa planta resistente ao sol forte de Parnaíba alia beleza, praticidade e segurança: seus espinhos ajudam a proteger a casa e exigem pouca manutenção.

A escolha certa de vegetação urbana é essencial para garantir segurança, conforto e qualidade de vida. Antes de plantar, informe-se — a natureza agradece.

costa norte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS