
Na última quarta-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) promoveu uma iniciativa voltada ao fortalecimento do diálogo e do apoio entre familiares de pessoas LGBTQIAPN+. Intitulado “Entre nós, orgulho e afetos: famílias que acolhem transformam vidas”, o evento reuniu pais, mães e parentes em um espaço de escuta, reflexão e aprendizado.
A programação incluiu rodas de conversa, momentos de escuta psicológica, debates e uma palestra ministrada pelo psicólogo Raimundo Pereira, do Centro de Referência LGBTQIAPN+. Os participantes puderam compartilhar vivências, tirar dúvidas e encontrar apoio mútuo para lidar com os desafios do cotidiano.
A proposta da Sasc é que os encontros ocorram quinzenalmente, envolvendo diferentes secretarias do governo estadual — como Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP) — para ampliar o alcance das ações. Além disso, a cada dois meses, estão previstas atividades complementares, como terapias integrativas, debates temáticos e rodas específicas para pessoas trans, suas mães e familiares.
A psicóloga Laíse Mesquita, da equipe da Sasc, reforça o objetivo do projeto: “Esse é um espaço de acolhimento, respeito e construção conjunta. Queremos oferecer escuta e ferramentas que ajudem as famílias a compreender e apoiar a diversidade de forma afetiva e consciente”, afirmou.






