PUBLICIDADE

Brasil bate recorde de queimadas em 2024, com Amazônia como bioma mais atingido

Foto de incêndio na Amazônia | Reprodução

O ano de 2024 foi marcado por um recorde de queimadas no Brasil. Segundo dados do MapBiomas divulgados nesta terça-feira (24), cerca de 30 milhões de hectares foram queimados no país — um aumento de 62% em relação à média histórica iniciada em 1985.

A Amazônia foi o bioma mais afetado, concentrando 52% da área queimada, o equivalente a 15,6 milhões de hectares. Em seguida aparecem Cerrado (35%), Pantanal (7%), Mata Atlântica (4%), Caatinga (1%) e Pampa (0,03%).

Proporcionalmente, o Pantanal foi o mais impactado na série histórica, considerando a relação entre a área total do bioma e a extensão queimada. O levantamento também revela que 43% das queimadas no país ocorreram nos últimos dez anos, e 29% foram causadas por megaincêndios em áreas com mais de 100 mil hectares.

Queimadas continuam em 2025

O cenário permanece preocupante em 2025. Até maio, já foram queimados 1,26 milhão de hectares, segundo o Monitor do Fogo. Apesar de alto, o número representa uma queda de 66% em relação ao mesmo período de 2024.

A Amazônia segue liderando a área queimada neste ano, com mais de 840 mil hectares afetados, seguida por Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS