
O governador Rafael Fonteles lançou, nesta segunda-feira (23), os Jogos Escolares Piauienses 2025 (JEPIs), durante solenidade no Palácio de Karnak. A nova edição promete ser a maior da história, com recorde de 22 modalidades esportivas, incluindo modalidades paralímpicas, e a previsão de participação de 15 mil estudantes de escolas públicas e privadas.
Segundo o governador, o esporte é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento social. “Melhora a autoestima e complementa habilidades socioemocionais de crianças e jovens”, afirmou. Os jogos acontecerão de 4 a 17 de agosto, em Teresina, após etapas municipais e regionais realizadas em 10 polos distribuídos pelo interior do estado.
Estudantes de 12 a 17 anos das redes estadual, municipal, federal e particular poderão participar da competição, que será disputada em diversos espaços esportivos da capital. Os vencedores representarão o Piauí em etapas nacionais como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), os Jogos da Juventude e as Paralimpíadas Escolares.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou que cerca de 250 alunos serão selecionados para representar o estado nas competições nacionais. Já o secretário da Educação, Washington Bandeira, reforçou o investimento do governo: “Custeamos tudo, inclusive o transporte aéreo, garantindo acesso, disciplina, vivência social e revelação de talentos”.
Entre os atletas que retornam em 2025 está Amanda Pereira, de 14 anos, com duas medalhas em luta livre kumitê. “Comecei com bronze, depois ganhei a prata. Este ano vou em busca do ouro”, disse. Também motivado, João Pedro, competidor no karatê, afirmou estar confiante: “Faço academia de manhã e à noite. Estou preparado”.
Da redação