PUBLICIDADE

Parada do Orgulho LGBT+ transforma a Av. Paulista em palco de celebração e resistência

Casal celebra o amor e a liberdade durante a 29ª Parada do Orgulho LGBT+ na Avenida Paulista.

A maior Parada do Orgulho LGBT+ do Brasil tomou conta da Avenida Paulista, no centro de São Paulo, neste domingo (22), em sua 29ª edição. Com o tema “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”, o evento levantou discussões sobre os desafios enfrentados por pessoas LGBTQIAPN+ na terceira idade, como o etarismo, a solidão, a dificuldade de acesso à saúde e a escassez de políticas públicas. Muitos, inclusive, vivem a realidade de precisar voltar ao armário na velhice.

Reconhecida como a maior do país e uma das maiores do mundo, a Parada reuniu milhares de pessoas e contou com caravanas de diversas partes do Brasil. Gisele Lourenço, de Cambará (PR), organizou uma caravana com 15 amigos saindo de Ourinhos (SP), que chegou à capital ainda de madrugada. “A nossa única preocupação era achar um lugar para tomar banho e se arrumar”, brincou Vander Junior, um dos participantes.

Multidão toma a Avenida Paulista durante a 29ª Parada do Orgulho LGBT+, a maior do Brasil, em celebração à diversidade, ao amor e ao envelhecimento com dignidade.

Com muito brilho, música e leques coloridos, a festa celebrou o orgulho, o amor e a diversidade em todas as fases da vida. Políticos também marcaram presença e reforçaram a importância do tema. A vereadora Amanda Paschoal (PSOL) destacou:

“Ser LGBT em qualquer faixa etária é extremamente difícil na sociedade brasileira. Temos uma política e uma cultura de perseguição aos nossos corpos, às nossas identidades, às nossas orientações. Infelizmente, o envelhecimento, por si só, já é um desafio no Brasil e, para a população LGBTQIAPN+, soma-se a toda essa violência estruturada contra nós.”

Outros parlamentares presentes incluíram os deputados estaduais Carlos Giannazi (PSOL), Ediane Maria (PSOL), Carol Iara (PSOL), Beth Sahao (PT), a vereadora Luana Alves (PSOL) e a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL). Beth Sahao, Carol Iara e Luana Alves discursaram diretamente ao público.

Mais do que um evento festivo, a Parada deste ano foi um tributo aos que desafiaram o tempo, romperam barreiras e pavimentaram o caminho para as novas gerações.

Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a Parada deve movimentar cerca de R$ 548,5 milhões na economia da cidade, um aumento de 16% em relação ao ano passado.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS