PUBLICIDADE

Dengue: Piauí registra queda de quase 60% nos casos em 2025

Apesar da redução, o alerta permanece. O Ministério da Saúde reforça que a dengue continua sendo uma ameaça à saúde pública e que a vacinação é uma das principais estratégias para evitar novos surtos

O Piauí registrou uma redução expressiva no número de casos prováveis de dengue nos dois primeiros meses de 2025. De acordo com o painel de monitoramento do Ministério da Saúde, foram contabilizados 1.159 casos entre as semanas epidemiológicas de 1 a 9 (período de 29 de dezembro de 2024 a 1° de março de 2025), contra 2.855 casos no mesmo período do ano passado. A queda é de 59,4%.

Apesar da redução, o alerta permanece. O Ministério da Saúde reforça que a dengue continua sendo uma ameaça à saúde pública e que a vacinação é uma das principais estratégias para evitar novos surtos, especialmente com a aproximação do período de maior incidência da doença, que costuma ocorrer entre março e maio.

O cenário no Piauí segue a tendência nacional. O Brasil, que em 2024 registrou mais de 1,6 milhões de casos prováveis de dengue nas primeiras semanas do ano, teve, em 2025, uma queda de 69,25%, totalizando 493 mil notificações até março. mesmo assim, o número de óbitos permanece preocupante: já são 217 mortes confirmadas e 477 em investigação.

O sudeste segue como a região com maior número de casos, com São Paulo liderando tanto em notificações quanto em mortes.

Vacinação principal aliada no combate à dengue

Para reforçar o controle da doença, o Brasil iniciou este ano a vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante gratuitamente na rede pública.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS