
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta terça-feira (17) que Teerã não mostrará “misericórdia” em relação a Israel, em meio à escalada de ataques entre os dois países desde a última sexta-feira (13). A declaração foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais.
“Devemos dar uma resposta firme ao regime terrorista sionista. Não teremos misericórdia dos sionistas”, escreveu Khamenei, reforçando o tom de confronto adotado pelo governo iraniano.
A fala ocorre poucas horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificar a retórica contra o Irã. Em postagem nas redes sociais, o republicano chamou o líder iraniano de “alvo fácil”, embora tenha dito que os EUA não pretendem atacá-lo — “ao menos por enquanto”.
“Nós sabemos exatamente onde o chamado ‘líder supremo’ está escondido. Ele é um alvo fácil, mas está a salvo por enquanto. Nós não vamos matá-lo — ao menos não por enquanto. Mas não aceitamos mísseis disparados contra civis ou soldados americanos. Nossa paciência está acabando”, escreveu Trump. Ele encerrou a mensagem exigindo, em letras maiúsculas: “RENDIÇÃO INCONDICIONAL”.