PUBLICIDADE

Irã acusa EUA de cumplicidade com Israel e suspende negociações diplomáticas

Explosões atingem território iraniano durante ofensiva israelense; tensão no Oriente Médio se intensifica.

O governo do Irã suspendeu as negociações com os Estados Unidos sobre seu programa nuclear após acusar Washington de ser cúmplice dos ataques realizados por Israel. Os encontros estavam previstos para este domingo (15), em Omã, mas foram cancelados após os bombardeios em Teerã.

Durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmail Baqaei, afirmou que não há sentido em dialogar com “o principal cúmplice da agressão contra o Irã”. Segundo ele, os EUA apoiaram diretamente os ataques israelenses, inclusive os que miraram instalações nucleares de uso pacífico no país persa.

Em nota oficial, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyyed Abbas Araghchi, reforçou as acusações e declarou que a ofensiva israelense só foi possível graças ao respaldo dos EUA. “Temos evidências sólidas de que bases e forças americanas na região colaboraram com os ataques. Além disso, declarações públicas do presidente dos EUA demonstram esse apoio. Por isso, consideramos os Estados Unidos cúmplices e exigimos que assumam a responsabilidade pelos danos causados”, afirmou o chanceler.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS