PUBLICIDADE

Piauí tem a terceira maior taxa de ensino superior do Nordeste

Cerca de 15,3% da população

Apesar do avanço, o levantamento evidencia desigualdades raciais no acesso à educação.

piauiense com 25 anos ou mais possuía nível superior completo em 2024, de acordo com dados da PNAD Contínua divulgados pelo IBGE. O índice coloca o estado na terceira posição entre os nove do Nordeste, atrás apenas do Rio Grande do Norte (17,5%) e Sergipe (15,4%). O crescimento foi expressivo desde 2016, quando apenas 10,7% tinham ensino superior, o que representa uma alta de 4,6 pontos percentuais e um aumento de 57% no número de graduados em oito anos.

Apesar do avanço, o levantamento evidencia desigualdades raciais no acesso à educação. Enquanto 25,1% das pessoas brancas de 25 anos ou mais no Piauí concluíram o ensino superior, apenas 12,9% das pessoas pretas ou pardas atingiram o mesmo nível de escolaridade. Isso significa que, embora a maioria dos graduados no estado seja preta ou parda em termos absolutos, a proporção em relação ao total de cada grupo revela disparidades significativas.

No cenário nacional, o Piauí ainda está abaixo da média brasileira, que foi de 20,5% em 2024. As maiores taxas de ensino superior foram registradas no Distrito Federal (38,9%), São Paulo (25,9%) e Rio de Janeiro (25,5%). Já os piores índices ficaram com Maranhão (12,5%), Bahia (13,6%) e Ceará (13,9%), mostrando que a região Nordeste, embora apresente avanços, ainda enfrenta desafios na ampliação do acesso ao ensino superior.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS