PUBLICIDADE

Mauro Cid é alvo de operação da PF por suposta tentativa de fuga com cidadania portuguesa

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, é alvo de nova operação da PF por suspeita de tentar fugir do país com cidadania portuguesa.

O tenente-coronel Mauro Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro e delator da trama golpista investigada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi alvo de mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (13), em Brasília. A ação faz parte de uma investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma suposta tentativa de Cid de obter cidadania portuguesa com o objetivo de deixar o país.

Inicialmente, fontes da investigação confirmaram à TV Globo que havia uma ordem de prisão contra o militar. No entanto, segundo a defesa de Mauro Cid, o mandado foi revogado antes de ser cumprido.

A operação também resultou na prisão do ex-ministro do Turismo Gilson Machado, em Recife (PE). Segundo a Polícia Federal e a PGR, há indícios de que Machado tenha atuado junto ao consulado de Portugal na capital pernambucana, no mês passado, para viabilizar um passaporte português em nome de Mauro Cid.

Na última terça-feira (10), a PGR solicitou ao STF a abertura de um inquérito para investigar o ex-ministro. O pedido incluiu medidas como busca e apreensão, além da quebra dos sigilos telefônico e de mensagens de Machado.

De acordo com a Polícia Federal, arquivos encontrados no celular de Mauro Cid indicam que ele já buscava a cidadania portuguesa desde janeiro de 2023.

Cid, Bolsonaro e outros 29 aliados são réus em uma ação penal no STF que investiga a tentativa de golpe de Estado com o objetivo de manter o ex-presidente no poder, mesmo após sua derrota nas eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva. Ao longo desta semana, oito desses réus foram interrogados pela Corte.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS