
Teresina, PI – A inteligência artificial já deixou de ser coisa do futuro. Está presente nas escolas, empresas e até em repartições públicas do Piauí. Em Teresina, novas iniciativas estão abrindo caminhos para que profissionais e estudantes aprendam a conviver e até crescer com a tecnologia que vem mudando a forma como o trabalho acontece.
Ferramentas como ChatGPT, geradores de imagem e assistentes digitais estão sendo usadas para automatizar tarefas, acelerar processos e ajudar na criação de conteúdo, diagnósticos e até no ensino. Mas com essas mudanças surgem também dúvidas e receios: como se preparar para esse novo cenário? E quem não tem acesso fácil à tecnologia, como acompanha essa transformação?
A verdade é que ninguém precisa e nem deve competir com as máquinas. A saída mais inteligente é aprender a usá-las como aliadas. Isso começa com algo simples: entender o que a IA pode (e não pode) fazer. Em vez de temer ser substituído, o profissional que aprende a trabalhar com a IA passa a ocupar um papel estratégico, criativo e mais valorizado.
Nos últimos meses, o Piauí tem dado passos importantes nesse caminho. Cursos gratuitos de formação em inteligência artificial, como o CapacitIA, já formaram dezenas de jovens e adultos em Teresina. Plataformas como o Piauí Oportunidades utilizam algoritmos para sugerir trilhas de estudo e conectar candidatos a vagas. E nas escolas da rede estadual, disciplinas voltadas à tecnologia e inovação já fazem parte da grade curricular.
Essas ações mostram que é possível democratizar o acesso ao conhecimento e preparar a população para um mercado de trabalho cada vez mais digital. Mais do que dominar uma ferramenta, é preciso desenvolver habilidades que só os humanos têm: pensamento crítico, criatividade, empatia e ética.
No fim das contas, trabalhar com inteligência artificial não é sobre programar robôs ou entender códigos complexos. É sobre saber fazer as perguntas certas, tomar decisões conscientes e usar a tecnologia a favor do bem comum. O futuro do trabalho já começou e Teresina está se movimentando para que ninguém fique de fora.