
A cinebiografia Homem com H, que retrata a vida e a carreira de Ney Matogrosso, alcançou uma marca histórica nos cinemas brasileiros: o filme já foi visto por mais de 600 mil pessoas e arrecadou R$ 13 milhões desde a estreia.
Escrito e dirigido por Esmir Filho, com produção de Veronica Stumpf, o longa chegou às telonas no dia 1º de maio e rapidamente se firmou como um dos maiores sucessos do cinema nacional em 2024, reforçando o bom momento das produções brasileiras após o desempenho expressivo de Ainda Estou Aqui.
Protagonizado por Jesuíta Barbosa, que dá vida a Ney Matogrosso, o elenco também conta com Rômulo Braga (Antônio Matogrosso), Hermila Guedes (Beita), Davi Malizia (Ney na infância), Jullio Reis (Cazuza) e Bruno Montaleone (Marco de Maria), entre outros.
Homem com H acompanha a trajetória de Ney desde a infância em Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, marcada pela repressão e violência do pai, até sua ascensão como ícone da música brasileira, passando pelo sucesso com a banda Secos & Molhados, a carreira solo ousada e as relações afetivas com Cazuza e Marco de Maria.
Além de celebrar a vida de um dos maiores artistas da cultura brasileira, o filme também joga luz sobre temas como repressão, sexualidade, liberdade e resistência, em uma narrativa intensa, poética e politicamente relevante.