Durante a operação Cupiditas, realizada nesta quinta-feira (5) pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), foram presos o filho e o irmão de Adelaido Gomes Celestino, principal suspeito de matar a própria irmã, a advogada Valdenice Gomes Celestino Soares, em março deste ano, na zona rural de Paulistana (PI).
Segundo a polícia, o crime teria sido motivado por conflitos familiares envolvendo a partilha de bens. Adelaido está foragido desde o dia do assassinato. O filho dele é suspeito de ter ajudado na fuga e o irmão, que mora em Goiânia, é apontado como o mentor intelectual. A investigação apura ainda se a arma usada foi enviada de Goiás.
Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos — quatro em Paulistana e três em Goiânia — além dos dois mandados de prisão temporária. A Justiça já decretou a prisão preventiva de Adelaido.
Valdenice foi morta a tiros em uma emboscada, após visitar sua propriedade. Testemunhas relatam que ela vinha sofrendo ameaças constantes dos irmãos por sua atuação como inventariante das terras da família.