A empresa Águas do Piauí deu início, no último dia 16 de maio, à operação dos sistemas de água e esgoto em 33 municípios do estado, incluindo Picos e outras cidades da região como São Julião, Bocaina, Dom Expedito Lopes, Paulistana e Paquetá. A antecipação do serviço visa responder de forma imediata aos desafios enfrentados pelas comunidades, principalmente com a proximidade do período de estiagem.
Nos primeiros dias de atuação, a empresa já realiza ações para aumentar a capacidade de captação, além de promover melhorias na distribuição e no tratamento de água, incluindo perfuração de poços, limpeza de sistemas e implantação de novas estruturas de bombeamento.

Segundo o presidente da empresa, Guilherme Dias, o foco inicial é garantir que os piauienses enfrentem o B-R-O-Bró com mais segurança hídrica. “Nosso trabalho vai além da infraestrutura. É uma questão de dignidade e saúde. Queremos levar água de qualidade para quem historicamente foi excluído do acesso ao saneamento”, pontuou.
A meta da Águas do Piauí é atingir 99% da população com abastecimento regular até 2033, e 90% de cobertura de esgoto até 2040. A definição das cidades contempladas nesta fase considerou critérios técnicos e de urgência operacional.
Enquanto isso, nos municípios onde o sistema ainda não foi assumido, os serviços seguem sob responsabilidade da Agespisa ou dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs).
Moradores dos municípios atendidos já podem utilizar os canais de atendimento da Águas do Piauí, como o 0800 223 2000 (telefone e WhatsApp), o aplicativo Águas App e as lojas físicas, cujos endereços estão disponíveis no site aguasdopiaui.com.br.
Além disso, será implantado o projeto “Afluentes”, com foco no relacionamento com lideranças comunitárias, visando maior proximidade com as realidades locais e respostas mais rápidas às demandas da população.