O Ministério Público do Piauí denunciou, na última quarta-feira (14), Otavio Breno Silva Sales, de 21 anos, acusado de estuprar uma bebê de 1 ano e 10 meses no bairro Morada Nova, zona sul de Teresina. O crime, que chocou a capital piauiense, ocorreu em um apartamento onde o suspeito, primo de consideração da mãe da criança, residia com a vítima e sua família.
A prisão preventiva de Otavio Breno foi decretada pela Justiça do Piauí em 30 de abril, após investigações conduzidas pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). O inquérito policial, concluído pela Polícia Civil, confirmou o abuso sexual por meio de laudo pericial, resultando no indiciamento do jovem.
Na sexta-feira (16), a Central de Inquéritos de Teresina determinou a redistribuição do processo ao juízo criminal competente, encerrando sua atuação no caso. “Tendo em vista o oferecimento da denúncia pelo representante do Ministério Público e a inexistência de pedidos pendentes, encerrou-se a competência desta Central de Inquéritos para dar prosseguimento ao feito”, informou o órgão em nota.
Segundo a Polícia Civil, não houve pedidos de liberdade apresentados pela defesa do acusado, seja por advogado particular ou pela Defensoria Pública, até o momento. O caso agora segue para a próxima fase do processo judicial, sob responsabilidade do juízo criminal designado.
A gravidade do crime gerou grande comoção na comunidade local, com pedidos por justiça nas redes sociais. As autoridades reforçam a importância de denúncias em casos de violência contra crianças, que podem ser feitas pelo Disque 100 ou diretamente nas delegacias especializadas.